loterias

--> foram os hebreus, egípcios, hindus, chineses e romanos que deram inicio às formas mais arcaicas de sortear. A loteria nos Países Baixos foram registradas no ano de 1291 e na Alemanha, em 1470.



Os países europeus também começaram cedo! No século XVI, as loterias já existiam na Itália, Inglaterra e França. O cunho social das loterias públicas surge pela primeira vez na Espanha, no ano de 1763. Os espanhóis, a propósito, gostaram muito desse jogo, sendo um dos países com maior arrecadação e maior venda per capita (por pessoas) desses tipos de jogo.

A loteria no Brasil teve inicio em 1784, em Vila Rica (hoje, Ouro Preto); com a arrecadação, foram construídos os prédios da Câmara dos Vereadores e da Cadeia Pública, além de outros edifícios públicos. A partir disso, foi só alegria! As loterias se alastraram pelo país e o primeiro regulamento sobre o funcionamento de loterias é datado de 27 de abril de 1844 (decreto nº 357), promulgado por D. Pedro II.




As loterias oficiais brasileiras com maior número de apostadores são as administradas pela Caixa Econômica Federal (CEF): Mega-Sena, Dupla-Sena, Quina, Lotofácil, Loteca, Lotogol, Lotomania, Timemania e Loteria Federal.





A Caixa Econômica Federal é uma das empresas estatais mais antigas do Brasil, foi fundada em 1861, com uma assinatura do imperador Dom Pedro II; limitava-se a conceder empréstimos e fornecer poupanças. Já as lotéricas, só surgiram nos anos 60, durante o governo de Jânio Quadros. Contudo, a Mega Sena, principal prêmio das loterias, só surgiu em 1996, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato

PINHO SOL HISTORIA

Endereçador correios