agua mineral


Águas minerais são aquelas provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que possuam composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que lhes confiram uma ação medicamentosa.”

Código de Águas Minerais – Decreto-lei 7.841, de 08/08/1945
Portanto, além de saciar a sede e hitratar o corpo, ás águas minerais oferecem grande contribuição à saúde. As propriedades terapêuticas das águas minerais são conhecidas desde a Antiquidade. Mas os primeiros estudos científicos sobre a Hidroterapia (cura pelas águas) só começaram a ser documentados a partir de 1604, quando Henrique IV promulgou na França a primeira legislação sobre águas minerais. Desde então, e até nossos dias, a cura pelas águas se consolidou em todo o mundo como um dos ramos auxiliares da medicina com a denominação de Crenoterapia, termo que vem do grego crenos, que significa fonte.
Água e beleza
Genericamente, toda água mineral traz benefícios à saúde e à beleza.Além de repor energias e favorecer o funcionamento adquado de músculos e nervos, tem efeitos benéficos especialmente para a pele, por hidratar e eliminar as toxinas resultantes da queima das células. Em função disso, há dermatologistas que indicam água mineral também para a higiene do rosto e do corpo (e até dos cabelos), assim como para minimizar os efeitos de manchas provocadas pelo sol.
Presente em grande proporção no organismo, a água participa e favorece todas as funções fisiológicas, sendo fundamental, portanto, a permanente hidratação do corpo. Até a queima de gorduras é decorrente da ação da água.
A sede
É muito importante observar que não se deve esperar pela sede para então consumir água. A sede é um sintoma de desidratação, o que significa que o organismo já está em débito.
Quando a falta de água chega próxima a 1% do peso corporal, desencadeia-se no organismo um sistema de alarme sobre o perigo da desidratação: os rins reduzem drasticamente a produção de urina, ao mesmo tempo em que a água contida no corpo é redistribuída, fluindo para órgãos onde ela é essencial para manter as funções vitais, como o coração, o cérebro e os pulmões. Uma das regiões de onde a água começa a desaparecer ao primeiro sinal de desidratação é a mucosa bucal. Daí a sensação de boca seca quando sentimos sede. Vale observar que o organismo está constantemente perdendo água. Só com a transpiração, a urina e a evacuação , perde-se 1,5 litro por dia. Recomenda-se, portanto, o consumo de 2 litros de água por dia, dependendo da necessidade de hidratação de cada pessoa. É certo, por exemplo, que desportistas precisam de maiores quantidades.
Outros benefícios
Entre 60 e 70% do nosso organismo são compostos de água. Órgãos como os rins chegam a ter 83% de água, enquanto o coração, o pulmão e o sangue ficam com algo em torno de 80%. Ou seja, a função vital de muitos órgãos depende da quantidade de água no organismo.
Por isso, a água é essencial à vida. Saciar a sede é o primeiro instinto de sobrevivência, muito acima da satisfação da fome. Se uma pessoa pode passar até dois meses sem ingerir alimentos sólidos, não suportaria mais de 48 horas sem consumidor líquido sob pena de sérios riscos à saúde. A perda de 15 a 20% da água do organismo pode levar a pessoa à morte por uremia, que é a intoxicação do sangue.
A água é igualmente importante para a digestão, para regular a temperatura do corpo, para assegurar a saúde dos rins, da bexiga e da próstata e para a absorção de oxigênio pelos pulmões. Atua também como lubrificante nos olhos e entre os ossos e tem fundamental participação na atividade cerebral e no funcionamento do sistema nervoso.
Na gastronomia
Modernamente, a água mineral tem sido muito utilizada na preparação de coquetéis, pratos e sobremesas. Segundo especialistas, a água mineral ressalta os sabores dos alimentos, favorecendo o paladar e contribuindo para o crescimento e a consistência de pães, bolos e doces. Para bebidas consumidas on the rocks recomenda-se que o gelo seja feito com água mineral, já que o cloro e outros elementos químicos utilizados no tratamento da água comum podem alterar o sabor de, por exemplo, um legítimo scotch whisky 12 anos.
Fonte: (revista Água&Vida)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato

PINHO SOL HISTORIA

Endereçador correios