perucas historia

http://amostragratisnet.blogspot.com EU RECOMENDO !!


constituíram um acessório usado desde o Antigo Egipto. Em várias épocas, principalmente nos séculos XVI e XVII, foram sinónimo de elegância e prestígio. Muitas perucas eram feitas com crina de cavalo e de bode.
Surgiram por necessidade de se proteger do frio e por questões higiénicas. Os egípcios eram especialistas em fazer cabelos falsos, tanto para homens como para mulheres. Para as usar, os cabelos deviam ser curtos ou rapados. Geralmente, o topo da peruca era feita de cabelos encaracolados, e as partes laterais, de um conjunto de plantas. Os que não podiam pagar por um cabelo de verdade, usavam lã.
No tempo dos Romanos, a peruca era muito usada pelas mulheres: representavam uma forma fácil de ser loira, algo desejável numa terra de morenas. Como eram caras e o dinheiro, por vezes, faltava, os homens romanos pintavam a cabeça.
Com o rei francês, Luís XV, a peruca foi adornada por um laço de fita de seda na altura da nuca. Diz-se que este rei tinha ao seu dispor 40 peruqueiros. Nesse período, a peruca era o orgulho do homem, e um cavalheiro distinto não podia aparecer em público sem a sua. Por vezes, considerava-se a sua falta uma ofensa.
Cerca de 1675,a moda das perucas chegou aos Estados Unidos e foi adoptada pelos mais ricos que tinham o costume de rapar a cabeça. Como atingiam preços elevados, cresceram os ladrões de perucas. Em 1700, as perucas passaram a adornar não só as cabeças de norte-americanos ricos, mas também de serventes, militares e comerciantes. Eles podiam escolher entre vários estilos: compridos, curtos, com cabelos enrolados ou rabo-de-cavalo.

In http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL918093-16107,00-PERUCAS+ANTIGAS+ERAM+FEITAS+COM+CRINA+DE+CAVALO+E+DE+BODE.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato

PINHO SOL HISTORIA

Endereçador correios