A cerveja

http://amostragratisnet.blogspot.com EU RECOMENDO !!
A mais forte
A cerveja americana "Sam Adams Utopias MM II" é a mais forte do mundo, com teor alcoólico de 24% - ante a média de 4,9% das cervejas comuns - tipo pilsen. A nova cerveja, fabricada pela Boston Beer Company, de Massachusetts, é diferente também no preço: a garrafa de 700 ml custa em torno de 100 dólares. Por isso, já existem bares americanos servindo a "Utopias" em doses de 50 ml, ao preço de 12 dólares.



Loira gelada e aditivada
Depois de experimentar cerveja alemã à base de cânhamo, o empresário Arlindo Dionísio, dono da microcervejaria BrewPub, em São Paulo, criou a Maria Joana, a primeira hempbeer brasileira feita de maconha. "A cerveja ficou ótima, com um leve sabor de avelã", explica Dionísio. Aos mais empolgadinhos, um aviso: para legalizar a loira, foi necessário que o princípio ativo da Cannabis sativa fosse retirado das plantas utilizadas. "Para dar barato só bebendo três mil garrafas, mas antes disso o cara morre de cirrose", brinca. O empresário, contudo, não revela onde consegue a matéria-prima. "É segredo industrial", despista. (Isto é gente- Nº 1547 - 26/05/1999)



Contribuição irlandesa
A origem da famosa variedade de cerveja preta que se toma nos pubs do Reino Unido com o nome de stout remonta a uma disputa secular entre ingleses e irlandeses: quem produziria a cerveja mais encorpada? Os ingleses criaram a cerveja porter, semelhante à stout, mas a vitória ficou com os irlandeses, que conseguiram que sua criação entrasse para o livro Guinness de recordes e assim incorporasse seu próprio nome. Dona de uma imagem muito masculina, a stout é pesada, bem encorpada, tem sabor amargo e espuma muito cremosa. É produzida com parte do malte substituído por cevada não maltada e torrada. Daí, a cor preta. As marcas mais famosas desse tipo de cerveja são a Murphy's e a Guiness.

Chope
Você sabe donde vem a palavra chope, que está na boca de todo o mundo? Chope vem da palavra alemã "Schoppen", que significa quartilho ou vasilha, geralmente de meio litro. "Schoppen", a exemplo de litro, é uma medida para líquidos equivalente a meia garrafa ou meio litro; na gastronomia, alemã, um "Schoppen" equivale a um quarto de litro. Neste sentido, pode-se falar de um chope de cerveja ou um chope, isto é, um Schoppen de vinho. O que as duas bebidas têm em comum, neste particular, é que elas são tiradas do barril e não servidas em garrafa. Originariamente, elas eram tiradas com uma vasilha, o Schoppen, que comportava o volume equivalente a meio litro ou a um quarto de litro. Pela prática, o chope acabou se identificando como medida de quantidade de líquido tirada do barril de cerveja.



Curiosidades belgas
- No século XIII, as pessoas que derrubavam um copo de cerveja precisavam pagar multas muito altas. Nos séculos XIV, XV e XVI o consumo de cerveja na Bélgica chegou a 500 litros per capita.
- Os soldados belgas tinham direito a tomar dois litros de cerveja por dia no século XVI.
- 200 anos depois, foi proibido produzir cerveja no domingo e bebê-la durante a missa.
- Em 1830 foi declarada a independência da Bélgica. Os cervejeiros começaram a revolução após os holandeses terem aumentado novamente o imposto sobre a bebida. Para se ter noção da importância da cerveja no país, alguns dos primeiros-ministros da Bélgica vieram de famílias de cervejeiros.
- Em 1900 a Bélgica tinha 185.036 bares e 3223 cervejarias. O consumo era de 221 litros de cerveja per capita e foram exportados 5000 hl. Em 2000, os números ficaram em 52.000 bares, 113 cervejarias, um consumo interno per capita de 99 litros e exportação de 5.474.000 hl de cerveja.
- Você pode beber uma marca diferente de cerveja por dia na Bélgica sem que repita a mesma marca durante o período de um ano.

A primeira lata de cerveja
Em 1935 foi lançada nos Estados Unidos a primeira lata de cerveja do mundo, uma Krueger. Cilíndrica, como as latas de conserva de alimentos, precisava ser aberta com abridor de corte ou receber dois furos grandes para ser consumida.
Atento à conveniência do consumidor, mais tarde o fabricante substituiu-a por uma lata com abertura tipo crown, como a das garrafas de vidro.



A cerveja mais cara do mundo
Enquanto os vinhos sempre fizeram parte da alta gastronomia, a cerveja sempre foi o patinho feio para os amantes da boa e refinada cozinha. Não mais. Pelo menos é o que espera a Carlsberg, maior cervejaria da Escandinávia, com o lançamento de sua nova e exclusiva cerveja: a Carlsberg Vintage nº1.
Esta nova cerveja é uma Strong Ale, com 10,5% de volume alcoólico. Ela tem uma coloração castanha, pouco creme e conta em sua composição com notas de caramelo, baunilha e carvalho da França e Suécia, provenientes dos barris onde é armazenada. A sugestão é consumi-la com queijos e sobremesas.



A exclusividade fica por conta das poucas garrafas que devem ser produzidas esse ano. E exclusividade tem um preço, neste caso o maior do mundo para a categoria. Apenas 600. Cada garrafa da Carlsberg Vintage nº1 está sendo vendida por US400, tornando-a assim, a cerveja mais cara do mundo.
Quem quiser pagar para ver se ela realmente vale a pena deve correr, porque em pouco tempo deve ficar muito difícil de comprar uma dessas. Por enquanto a cerveja está disponível apenas em três restaurantes de Copenhague, um deles o Noma - possuidor de duas estrelas no Guia Michelin. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato

PINHO SOL HISTORIA

Endereçador correios