Transporte aéreo

http://amostragratisnet.blogspot.com EU RECOMENDO !!



Transporte aéreo é o movimento de pessoas e mercadorias pelo ar com a utilização de aviões ou helicópteros. O transporte aéreo é usado preferencialmente para movimentar passageiros ou mercadorias urgentes ou de alto valor.
A partir da Segunda Guerra Mundial a aviação comercial assistiu a um grande desenvolvimento, transformando o avião num dos principais meios de transporte de passageiros e mercadorias no contexto mundial.



O transporte aéreo foi o que mais contribuiu para a redução da distância-tempo, ao percorrer rapidamente distâncias longas. Rápido, cómodo e seguro o avião suplantou outros meios de transporte de passageiros a médias a longas distâncias.
Este meio de transporte implica construção de estruturas muito especiais. Os aeroportos requerem enormes espaços e complicadas instalações de saída e entrada dos voos. Por outro lado, os custos e a manutenção de cada avião são bastante elevados. Tudo isto contribui para encarecer este meio de transporte.

LINHAS AÉREAS

As linhas aéreas cobrem todo o mundo, mas de forma irregular encontrando-se uma maior densidade nos países desenvolvidos, subdesenvolvidos industrializados (Brasil, Argentina…), alguns países petrolíferos, e nos novos países industrializados (Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Japão…)
Vantagens:



* É o mais rápido para transportar passageiros a médias e grandes distâncias
* Grande liberdade de movimentos
* É dos mais seguros e cômodos
* É o mais adequado para o transporte de mercadorias de alto valor (diamantes, instrumentos de óptica, produtos farmacêuticos, etc.) e de mercadorias perecíveis (fruta, flores, etc.)
Desvantagens
* Elevada poluição atmosférica, devido � emissão de dióxido de carbono
* Poluição sonora nas áreas circundantes aos aeroportos
* Forte consumidor de espaço – construção das infra-estruturas
* Elevado consumo de combustível
* É muito dispendioso
* Algumas áreas estão congestionadas, devido � densidade do tráfego, gerando problemas de segurança
* Muita dependência das condições atmosféricas(nevoeiro, ventos fortes…)



* Reduzida capacidade de carga(em relação a transportes marítimo e ferroviário)
Aeroportos
Localização: os aeroportos localizam-se, normalmente longe das cidades, por questões de segurança e acessibilidade.
Periferia: em torno dos aeroportos desenvolvem-se bairros de hotéis, escritórios indústrias, redes de auto-estradas e de vias-férreas.
A maior parte do tráfego de produtos de alta tecnologia é feita por via aérea. Por este motivo muitas indústrias instalam-se cada vez mais, nas proximidades dos aeroportos internacionais, o que contribui para o desenvolvimento destes espaços.
O transporte aéreo no mundo
No Brasil



Aviação Brasileira cresceu muito nos ultimos anos. Com o surgimento de novas companhias aéreas e a modernização das demais, foi possível aumentar o número de assentos disponíveis na malha aérea.
O Brasil conta com grandes companhias aéreas tais como:TAM, GOL, VARIG. A GOL lidera o ranking das empresas de baixo custo, podendo assim, repassar tarifas atraente a todos os brasileiros. Com a competição entre as companhias foi possível melhorar o serviço e reduzir tarifas. Grandes companhias internacionais também operam no Brasil. American Air lines, Continental, United, Lufthansa, Iberia, Japan Airlines, South African Airlines, British Airways, Air France, Air Canada entre outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PINHO SOL HISTORIA

lentes de contato

Endereçador correios