Karmann Ghia

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é um carro esportivo de dois lugares produzido pela Volkswagen, projetado pela empresa italiana Ghia, e construido pela empresa alemã Karmann. Cerca de 445 000 Karmann Ghias foram produzidos entre 1955 e 1974.
CONTEXTO HISTÓRICO

A década de 1950 representou um marco na história do automóvel, sendo a época da expansão e do crescimento de uma nova categoria de veículos diferenciados, sobretudo quanto ao aspecto estético - até então dominado pelos modelos grandes e robustos. A Volkswagen, apesar de já representar o restrito grupo dos fabricantes de carros pequenos, queria produzir um carro que representasse o impacto visual desta nova geração (além do seu já bem sucedido Fusca). Em busca deste carro, os executivos da VW procuraram a Karmann. A história desta empresa alemã, remete ao ano de 1874, em Osnabruck na Alemanha.

A KARMANN

A Karmann celebrizou-se na Europa pelo cuidado com que seus artesãos trabalhavam madeiras raras para produzir as mais luxuosas e bem construídas carruagens. Com o advento do automóvel, o fabricante adaptou-se para com igual eficiência passar a fazer carrocerias para automóveis, sendo responsável, dentre outras coisas, pelo Fusca Conversível.

O ESTÚDIO GHIA E O PROJETO

Mas ao que parece o projeto inicial apresentado pela Karmann não agradou muito aos alemães da VW. Foi então que Luigi Segre - responsável pelo renomado "carroziere" italiano Ghia - apresentou a Wilhelm Karmann um desenho recusado pela Chrysler. Aprovado por Heinrich Nordhoff, então presidente da VW, em 1955 o primeiro Volkswagen Karmann Ghia deixa a linha de montagem em Osnabruck, como modelo 1956.


CHEGADA NO BRASIL

O sucesso conseguido pelo carro bem como os planos de crescimento da empresa no Brasil, fez com que a VW resolvesse produzi-lo aqui em 1964. Neste ano as primeiras unidades e as opções de motorização acompanharam o mercado europeu.
A inicial motorização 1200 de 36 cavalos, foi brevemente substituída em 1967, pelo famoso motor 1500, de 52 cavalos, conferindo um pouco mais de "esportividade" ao modelo e levando aos 125 km/h de velocidade máxima. Assim o desempenho finalmente era condizente com o aspecto, pelo menos para os padrões da época. As alterações no modelo então foram muito pequenas, como detalhes de abertura do capô e alterações mecânicas necessárias em função da maior potência, como o redimensionamento do sistema de freios.

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