Brasília

http://amostragratisnet.blogspot.com EU RECOMENDO !!




Brasília foi um automóvel produzido de 1973 até 1982 pela Volkswagen do Brasil. Foi projetado para aliar a robustez do Fusca, que já era um carro consagrado, com o conforto de um automóvel com maior espaço interno. Apesar de se conjugar o nome no feminino, o certo seria "O" Brasília. A conjugação no feminino deve-se ao fato ser uma mini-perua, daí conjugar-se no feminino.
A opção enquadramento do veiculo como “mini-perua”, se deve a automóveis da categoria “perua” terem impostos mais baixos na época. O Brasil não dispunha de automóveis com carroceria semelhante na época porem é um automóvel “hatchback” da mesma forma que o Gol e Golf. Para alguns especialistas esta opção do “marketing” da Volkswagen da época pode ter prejudicado as vendas do modelo nos anos seguintes.



A mecânica era semelhante ao fusca, com motor montado na traseira, refrigeração a ar, e cilindros com êmbolos opostos (motor boxer). Diferente do fusca, (que na época era vendido com motorizações de 1300 ou 1500 cilindradas), a Brasília tinha 1600 cilindradas, igual ao VW 1600 - apelidado "Zé do Caixão" - e à Variant. Segundo alguns estudiosos, o desenho da "Brasília" pode ter inspirado os projetistas da Volkswagem alemã na criação da primeira geração do Golf.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato

PINHO SOL HISTORIA

Endereçador correios