evolução do calçado

http://amostragratisnet.blogspot.com
EU RECOMENDO !!

História e evolução do calçado até o século XX




É interessante observar as modificações sofridas pelos calçados, desde a pré-história até atualidade. A maioria dos povos como os sumérios, egípcios e hindus andavam preferencialmente descalços, criando desta forma uma proteção natural aos pés, alguns enrolavam algum tipo de couro animal para uma maior proteção.
Através de inscrições egípcias, chinesas e de civilizações emergentes da época, percebeu-se que os sapatos estavam sempre presentes.




Existem evidências de que a história do sapato começa a partir de 10.000 AC., ou seja, no final do período paleolítico (pinturas desta época em cavernas na Espanha e no sul da França fazem referência ao calçado). (DA MODA, 2003).
Entre os utensílios de pedra dos homens das cavernas existem vários que serviam para raspar as peles, o que indica que a arte de curtir é muito antiga. Percebe-se então que o trabalho de sapateiro é bastante antigo e de acordo com o guia do calçado (2003), antigamente eles eram comparados a curtidores e carniceiros, foi o cristianismo que fez com que essa situação se revertesse, tendo o surgimento de três santos: Aniamo, sucessor de São Marcos (século I), e os irmãos Crispim e Crispiniano.




As sandálias dos egípcios eram feitas de palha, papiro ou de fibra de palmeira. Sabe-se que apenas os nobres da época possuíam sandálias. Mesmo um Faraó como Tutancamon usava calçados como sandálias e sapatos de couro simples (apesar dos enfeites de ouro).
Foi com Eduardo III que surgiu a moda dos bicos compridos, que o rei limitou a duas polegadas, depois com Ricardo II aumentaram para 18 polegadas, ou seja, 45 centímetros.



Em Roma o calçado indicava a classe social. Os cônsules usavam sapato branco, os senadores sapatos marrons presos por quatro fitas pretas de couro atadas por dois nós e o calçado tradicional das legiões era a bota de cano curto que descobria os dedos.






A padronização da numeração é de origem inglesa. O rei Eduardo (1272-1307) foi quem uniformizou as medidas.



A primeira referência conhecida da manufatura do calçado na Inglaterra é de 1642 quando Thomas Pendleton forneceu 4.000 pares de sapatos e 600 pares de botas para o exército. As campanhas militares desta época iniciaram uma demanda substancial por botas e sapatos


Em meados do século 19 começam a surgir às máquinas para auxiliar na confecção dos calçados, mas só com a máquina de costura o sapato passou a ser mais acessível.






Mais é a partir do século XX que grandes mudanças começam a acontecer nos calçados, eles começam a ser fabricados em massa, e a partir da década de 40 que nas indústrias de calçados começa a acontecer à troca do couro pela borracha e pelos materiais sintéticos principalmente nos calçados femininos e infantis.


agora as fotos dos calçados mais estranhos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PINHO SOL HISTORIA

lentes de contato

Endereçador correios