tuning. carros tunados

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http://www.youtube.com/watch?v=ORJ8vxP9hCE&feature=fvst
   Amplamente difundida e praticada nos Estados Unidos, Japão e Europa, a prática do tuning (personalização visual e mecânica da viatura) é já uma realidade em Portugal, onde a modalidade conquista adeptos diariamente. Mas afinal o que é o tuning? Para se entender melhor o que significa o conceito é preciso retroceder bastante na história do automóvel. Traduzido à letra, tuning significa "afinação" mas, mais do que afinar, é a arte de optimização do carrotornando-o mais bonito, seguro e agradável com intuito exclusivo de o adequar aos gostos do dono, tornando-o diferente e único. De origem inglesa, a palavra significa "sintonia fina" sendo que consensualmente se traduziu o conceito para a língua portuguesa como o acto de afinar ou optimizar algo!                                                   
          

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http://www.youtube.com/watch?v=vJv9n47IVjE&feature=fvst
                             
     Embora e erradamente se pense que o tuning é um fenómeno moderno, as suas origens remontam já ao final da 2ª Guerra Mundial. Uma vez terminada, esta deixou como herança para o mundo automóvel muitos amantes  da mecânica extremamente instruídos, fruto da sua experiência no tratamento dos veículos e aviões de guerra. Os cursos em mecânica que possuíam, conjuntamente com as experiências retiradas deste período, permitiriam a estes jovens aplicar nos seus carros pessoais, todos os conhecimentos até então adquiridos. Uma euforia que cresceu bastante quando algumas estrelas de Rock N' Roll da altura começaram a aderir àquilo que ficaria conhecido como a moda do Hot Roding. A competição tornou-se tão exigente que os carros começaram a ser trabalhados de forma a atingir velocidades impensáveis surgindo, já nessa altura, carros muito aerodinâmicos. Os então clássicos americanos eram os alvos perfeitos para se aplicarem as últimas alterações idealizadas, dando origem aos "Hot Roads" (os carros tunados da altura).                                                                                                
                    



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http://www.youtube.com/watch?v=b-2etw0pKF8




           
Guarda-lamas retirados, suspensões rebaixadas, jantes magníficas, motores enormes, o máximo de manómetros possíveis, enfim, tudo se alterava. Introduzindo alterações no motor, de forma a torná-lo mais potente, e modificando esteticamente os carros, estes jovens começaram a reunir-se e a fazer apostas em corridas de rua denominadas de "Street Rods". Daí que se preconize que o actual  tuning é proveniente dos Hot Rods americanos, também designados por Street Roaders, devido à competição por eles efectuadas nas estradas citadinas.                                  

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http://www.youtube.com/watch?v=QEYFb6plZXQ&feature=related
                                                                                 

     O automóvel tornou-se tão importante na vida dos jovens dessa altura que começaram a surgir os "drive-in", locais por eles seleccionados, onde se comia, bebia e assistia aos filmes, durante os quais se combinavam as corridas para o final da sessão. O fenómeno atingiu tais proporções que com ele surgiram os primeiros clubes de Street Roding, os primeiros jornais e as primeiras revistas sobre Hot Roading, mas também as primeiras pressões da polícia. Fruto das corridas desregradas pelas ruas californianas, os acidentes e as críticas dos mais velhos, a polícia encetou uma verdadeira guerra aos Street Rods.

                                   



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http://www.youtube.com/watch?v=0FUWDeD26jY&feature=related
         
   Como tal, só os clubes de Hot Racing devidamente organizados conseguiram continuar a fazer corridas. Para escaparem às autoridades iam para os desertos onde haviam rectas intermináveis, ao longo das quais começaram a fazer Drag Racings. Legalizados e federados estes sobreviventes são considerados descendentes dos Hot Rods e ficaram conhecidos por Drag Star, porque usavam carros com bastante cavalagem para realizarem um percurso em linha recta, mais conhecido como Drag Racing.
                                                                                



     Cerca e 5 décadas mais tarde, a moda chegou a Portugal, onde a prática da modalidade tem vindo a crescer de tal forma que são já bastantes as concentrações tuning realizadas no nosso país. Encontros de pessoas que têm em comum uma grande paixão pela arte de tunar e, consequentemente, por possuir um carro diferente. Uma arte que é bem mais difícil do que a maior parte de nós imagina. Não basta ir a uma loja e comprar alguns acessórios para o veículo. Além do mais, como a maioria das peças utilizadas são importadas, normalmente o custo para tornar o carro diferente é bastante elevado. O tratamento tuning não reflecte apenas uma preocupação de estética. Para ser completo ele tem que envolver igualmente a parte mecânica do automóvel. A troca de jantes e pneus, alterações no chassis, escape e carroçaria, mas principalmente as mudanças no motor e interiores são as modificações mais comuns. Se é bem verdade que as modificações visuais são importantes na valorização do aspecto externo do carro, os ajustes mecânicos e de motor fazem o maior diferencial na prática do tuning.
                          

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http://www.youtube.com/watch?v=eqeWiO5HvTc&feature=related
           
     O objectivo é um acréscimo de potência instantânea no motor, em níveis jamais imaginados pelos pioneiros Street Roaders. Outro detalhe importante e que merece  especial preocupação por parte de um tuner é a sonorização. O fascínio por este aspecto leva mesmo alguns aficionados a investir valores bem mais altos na preparação dos sistemas de som do que aqueles que despende nos restantes itens. Em resumo, tuning significa embelezar um carro por dentro e por fora de modo a que todos os componentes sejam revistos de forma a terem um comportamento superior ou um aspecto melhor. Por demasiadas vezes ser confundido com o simples embelezamento externo do carro é que se cometem tantos julgamentos precipitados.
                                               



                                                                      
Ainda que nem todas as alterações sejam permitidas por lei, a verdadeira essência deste movimento é a alteração pelo simples prazer de exibir a individualidade dos seus veículos, e nunca para andar a correr nas estradas. Como é que um Opel Ascona de 70, uma Renault Express totalmente rebaixada ou ainda um Golf IV com uma mala apinhada de equipamento de som consegue "fugir" às autoridades! Impensável! No entanto o mesmo não acontece com os street racers, por norma condutores muito hábeis que só aceitam dois motivos para não se fazerem à estrada: condições meteorológicas adversas e/ou problemas mecânicos. Movem-nos o risco e a adrenalina e, uma vez detectados pelas forças policiais nem uma possível multa ou caçação da licença de conduzir  os intimida. Pelo contrário, até lhes desperta o desejo de aumentar a velocidade e "dar luta às autoridades". O que quase sempre conseguem porque possuem carros de tal maneira transformados ao nível mecânico e do motor que conseguem alcançar velocidades bem mais altas do que as da polícia.    



                                                                       
Um tuner não é nem faz street racing. Contudo, é verdade que os street racers  também fazem tuning aos seus carros com o simples intuito de melhorar a sua performance na estrada. Por sua vez, o tuning proporciona grandes lucros às empresas de acessórios e preparação, que entretanto foram instalando no nosso país. Empresários que se pagam os seus impostos, e contribuem para a economia do país, dão emprego à sociedade, etc. Estará o Estado a recusar os impostos pagos por eles? Afinal são proveitos oriundos de actividades ilegais! O que é que vai fazer com as mais de 500 empresas que vivem graças ao tuning? Fechá-las?!    
                                                
     Não é porque alguns adeptos ingleses, denominados de hooligans, são violentos e provocam desacatos nos estádios, que se proíbe todo e qualquer inglês de assistir a jogos de futebol.
                                                                                                      
     Actualmente, e tomando como suporte legal o actual Código da Estrada, as autoridades estão em clara guerra com todos os condutores que tenham introduzido quaisquer alterações às propriedades originais do veículo. Uma medida louvável se a preocupação das nossas autoridades é realmente a redução da sinistralidade em Portugal. Contudo, implica uma separação prévia entre o trigo e o joio. Daí a recente posição de um grupo de adeptos tuning que rejeitou o teor da proposta do novo Código da Estrada, que proíbe qualquer modificação das propriedades originais dos carros. Não é porque alguns adeptos ingleses, denominados de hooligans, são violentos e provocam desacatos nos estádios, que se proíbe todo e qualquer inglês de assistira jogos de futebol. Certo?!
       



                                                            
     Espero que tenham gostado. Já agora, dêem uma olhadela neste vídeo:



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