amendoim historia

ganhe brindes e amostras gratisnet

EU RECOMENDO !! amendoim historia




O amendoim é uma planta originária da América do Sul, considerado como oriundo da região compreendida entre as latitudes 10° e 30° Sul, com provável centro de origem na região de Gran Chaco, incluindo os vales do Rio Paraná e Paraguai e as regiões norte da Argentina e Peru.

Segundo documentação arqueológica de 3800 a 2900 a.C., o amendoim teve sua origem a leste dos Andes e, não se sabe quantos anos ou séculos que o amendoim vem sendo domesticado pelo homem. Segundo Evaristo Eduardo e Miranda, chefe geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, o amendoim foi descoberto e explorado muito antes de os atuais índios surgirem.



Em 100.000 a.C. na China, foram encontrados vestígios do amendoim, provas que os chineses já eram grandes cultivadores dessa planta. Povos sul- americanos também mostram que já conheciam a leguminosa, devido o legado de trabalhos de barro (potes e vasos) em forma de amendoim ou que levam desenhos de amendoins. Nos túmulos dos povos Incas eram encontrados potes de amendoim no propósito do defunto alimentar-se na passagem para uma outra vida.

Quando os espanhóis iniciaram sua exploração já se podia encontrar amendoim até no México. Os colonizadores então levaram a planta para cultivar na Espanha, enquanto que os comerciantes da época a levaram para África, Filipinas e por toda Ásia. O amendoim levado pelos portugueses a África, salvou da fome diversos povos do Sahel, no limite do Saara.
Por volta de 1560, o amendoim foi introduzido na África Ocidental, e no início do século XVII, a planta do amendoim já era comum em toda região tropical oeste do continente africano.



A expansão aconteceu também com a ajuda dos escravos que foram levados a América do Norte e carregaram consigo o amendoim, onde plantaram em todo o sul dos Estados Unidos. Nessa região, o amendoim foi até emblema do Estado da Geórgia.

No século XVIII, o amendoim, chamado na época pelos norte-americanos como nozes da terra ou ervilhas da terra, foi matéria de muitos estudos botânicos, sendo considerado excelente alimento para porcos.
No fim da primeira década do século XIX, o amendoim já era plantado na Carolina do Sul e usado como alimento e substituto de cacau, devido seu óleo. As primeiras colheitas comerciais apareceram em 1818 na cidade de Wilmington na Carolina do Norte. A cultura do amendoim já estava presente em todos os estados sulistas e em 1860, com a Guerra de Secessão foi dado o primeiro aumento notável do consumo norte-americano.



Na metade do século XIX os amendoins torrados e grelhados passaram a ser vendidos na rua, em jogos de beisebol e circos. Os vendedores ambulantes que gritavam “Hot Roasted Peanuts” foram ouvidos pela primeira vez nas apresentações do Circo Barnum e, assim, o desejo pelo produto se propagou por todos os Estados Unidos junto as viagens da caravana do Circo Barnum.

A produção crescia nessa época e os amendoins continuavam a ser colhidos e processados manualmente, porém a falta de qualidade e uniformidade do produto, e elevados custos de colheita, mantinham a demanda em níveis baixos.



George Washington Carver (1860-1943) implementou o sistema de rotação de culturas entre as plantações de algodão e amendoim, no Sul dos Estados Unidos. Nesse momento, apareceram os primeiros equipamentos que permitiam uma maior mecanização das colheitas, com a conseqüente redução de custo. Carver ainda mostrou que mais de 300 alimentos podiam ser derivados do amendoim.

Em 1938, a indústria do amendoim nos Estados Unidos já era um negócio de mais de US$200 milhões.

Comentários

Legal seu post sobre o amendoim. Muito esclarecedor. Parabéns.
abs.

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato

PINHO SOL HISTORIA

Endereçador correios