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quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

LEITE MOÇA

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http://www.youtube.com/watch?v=M6BxFRra8Is
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história do leite condensado começou em 1867 quando o americano George H. Page, proprietário da empresa Anglo Swiss Condensed Milk iniciou na cidade de Cham na Suíça, a fabricação de leite condensado, utilizando o leite abundante e de boa qualidade produzido no país. Rapidamente o produto fez sucesso na Europa, principalmente entre as mulheres, que reforçavam a alimentação de seus filhos dando-lhes o energético e açucarado, o leite condensado. A Sociedade Nestlé, por sua vez, iniciou a fabricação de leite condensado logo a seguir. Essa concorrência entre as duas empresas terminaria em 1905, numa fusão que deu origem a Nestlé & Anglo Swiss Condensed Milk Co. A jovem com trajes típicos que aparecia nos rótulos das embalagens do produto era uma camponesa suíça do século XIX. Naquela época, o leite condensado mais popular da Suíça tinha a marca La Laitière, que significa “vendedora de leite”. Quando esse leite foi exportado para outros países, procurou-se um nome equivalente na língua de cada região para onde o produto foi levado, nome este sempre associado à figura da camponesa típica com baldes de leite. Em espanhol, por exemplo, foi adotada a marca LA LECHERA.
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Os primeiros carregamentos de leite condensado chegaram ao Brasil em 1890 e era uma alternativa ao leite fresco, cujo abastecimento era problemático. O produto da The Nestlé & Anglo Swiss Condensed Milk Company era vendido nas drogarias e, inicialmente, seu nome era MILKMAID (chamado assim por falta de um equivalente adequado em português). Mas as pessoas tinham dificuldade para pronunciar esse nome inglês e passaram a chamar o produto de o “leite da moça”, referindo-se à ilustração da camponesa. A princípio utilizado como bebida (reconstituído com água obtinha-se o leite integral já adoçado), o leite condensado podia ser armazenado por muito tempo, o que era importante em períodos de escassez de leite. Quando a Nestlé abriu sua primeira fábrica no país, em 1921, na cidade de Araras, em São Paulo, e começou a produzir o produto, optando pela solução lógica de utilizar uma designação criada espontaneamente pelos consumidores: LEITE MOÇA. A qualidade e a versatilidade do produto geraram, desde seu lançamento, uma forte relação de fidelidade entre a Nestlé e a dona-de-casa. Por isso, em pouco tempo o Brasil se converteu no maior mercado mundial de leite condensado, posição que mantém até hoje.--Somente durante a Segunda Guerra Mundial, após campanhas de reposicionamento do produto, o leite condensado chegou à cozinha, utilizado pelas donas-de-casa como ingrediente para o preparo de doces e sobremesas. Com isso, as vendas do produto dispararam. Em 1955, o rótulo de LEITE MOÇA, em sua parte traseira, passou a indicar o produto para uso culinário ou doméstico na preparação de diversos pratos, além de indicá-lo na mistura com Nescafé: “Para bolos, tortas, pudins, cremes, sorvetes, balas, biscoitos, recheios, etc., etc. Para tomar com café, chá ou chocolate, pode ser empregado sem diluir. Com o Leite Condensado Moça e com o café puro concentrado Nescafé, prepara-se um delicioso café-com-leite: é a combinação perfeita”.--
No ano de 1962, o rótulo do produto trazia suas primeiras receitas: Pudim e Doce de leite. Durante cerca de 60 anos a Nestlé não teve concorrência para o ”LEITE CONDENSADO MOÇA” no Brasil. Porém, na década de 80, começou a se observar uma mudança na participação de mercado no segmento de leite condensado: o LEITE MOÇA continuava líder (60% do mercado), mas outros concorrentes ganhavam participação como a Mococa (25% do mercado) e a Glória (5% do mercado). A primeira reação estratégica da Nestlé foi o lançamento do leite condensado em sabores: chocolate e café (1980), que foi um fracasso devido à inversão do conceito de uso alternativo praticado pelo consumidor. Pois comprando o Leite Condensado Tradicional o consumidor poderia adicionar sabores ou não, assim teria mais opção. A segunda reação estratégica foi a embalagem alternativa Bisnaga em 1985. Com esse produto não seria mais necessário abridor, colher e teria apenas uma tampa. O problema foi que o consumidor caracterizou o produto apenas por ”modismo”.-
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Foi feita então uma pesquisa para saber as principais formas de consumo do leite condensado. E tiveram como resultado: adoçante (substituindo o açúcar); em ”natura” (bebido como leite condensado); em ”batidas” (para adocicar e dar cremosidade em bebidas); em salada de frutas (substituindo o chantilly) ou como matéria-prima para a produção de doces, coberturas e recheios (principal aplicação). A terceira reação estratégica da Nestlé foi o lançamento da linha ”Moça Fiesta” em agosto de 1988, como alternativa para o consumo de produtos acabados (doces caseiros e coberturas/recheios) que utilizam o leite condensado como matéria-prima. Foi um sucesso, e atualmente a linha conta com quatro sabores (Brigadeiro, Beijinho, Cajuzinho e Prestígio). Essa terceira estratégia além de ter sido um sucesso por ser um produto novo no mercado, facilitar a vida das pessoas com receitas no verso e mesclar produtos da própria Nestlé; alavancou os lucros da empresa devido ao auto-fornecimento (Nestlé passa a ser fornecedora de si mesma para outra linha de produtos dela própria). Chamado de Mercados Complementares, na medida em que crescem as vendas de ”Moça Fiesta”, se verifica também um crescimento das ”vendas” (indireta) do LEITE MOÇA.-
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A partir de 2000 a marca começou a investir na diversificação de sua linha de produtos com o Leite Moça Desnatado (2001), sendo seguido por grandes novidades como os sabores Moça Morango, Moça Chocolate, sobremesas geladas (Pudim Leite Moça), a linha Mocinha (Leite Moça em tubinhos, perfeito no lanche ou na sobremesa, enriquecido com Cálcio, e disponível em três sabores), o doce de leite, a linha de cereais, e o relançamento da embalagem Bisnaga (batizada de MOÇA TOP), em 2005. Recentemente no Brasil, em 2009, a marca introduziu o tradicional Leite Condensado Moça em caixinhas da Tetra Pak de 395 gramas.
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O rótulo e a embalagem
No decorrer dos anos os rótulos das latas de LEITE MOÇA foram sendo modificados, mas nunca sem deixar a tradicional imagem da camponesa suíça.
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Essas modificações foram suaves até 2003, quando no Brasil, ocorreu uma reformulação visual radical. A principal novidade era a renovação da famosa camponesa, que se tornou ícone do produto e de toda a linha de derivados criados a partir dele. Mais feminina, a “moça” agora exibe contornos, sorriso, tom de pele e cabelo. A idéia era que ela assumisse uma personalidade mais próxima dos consumidores contemporâneos. Para acompanhar o novo visual da “moça”, a tipologia também foi modernizada. A inscrição LEITE MOÇA ganhou mais volume e movimento. A assinatura “Fazendo maravilhas desde 1921”, em tom dourado, passou a ilustrar todos os rótulos, ressaltando o fato de o produto ser fabricado no Brasil desde essa data. A versão atualizada da camponesa passa também a ilustrar os produtos da marca em todos os países onde são comercializados. A personagem foi desenvolvida internacionalmente, mas os próprios consumidores brasileiros deram a palavra final após vários testes e pesquisas.-
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Mas a modificação mais significativa aconteceria no ano seguinte quando, no mês de setembro, a embalagem do tradicional produto ganhou uma sinuosidade única que se associava aos já conhecidos valores da marca: confiança, qualidade, tradição e intimidade com o consumidor. Era o sabor de sempre em nova forma. Toda a equipe de Leite Moça - desenvolvimento de embalagem, fábrica, engenharia, marketing, pesquisa e fornecedores - participou do processo de reformulação da latinha, seja na criação, desenvolvimento ou viabilização do projeto, que levou cerca de dois anos para ser concluído. Para celebrar a nova embalagem, a primeira série de latas produzidas teve o selo de 1ª edição e um poema de amor dedicado aos consumidores da marca.
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Desde o lançamento da nova embalagem, a Nestlé também passou a oferecer um novo serviço para os consumidores do Leite Moça. Trata-se do serviço chamado “Fale com a Moça”, que funciona tanto via telefone quanto por e-mail, com objetivo de oferecer um completo e dinâmico serviço de consultoria culinária, com envio de receitas gratuitamente e soluções de culinaristas e especialistas.
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Dados corporativos
● Origem: Suíça● Lançamento: 1867● Criador: George H. Page● Sede mundial: Vevey, Suíça● Proprietário da marca: Nestlé SA● Capital aberto: Não● Chairman & CEO: Peter Brabeck-Letmathe● Presidente: Ivan Zurita (Brasil)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado● Presença global: 80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento:
Alimentos● Principais produtos: Leite condensado e produtos derivados● Ícones: A “Moça” de seu rótulo
● Slogan: Leite Moça, as maravilhas de sempre.
● Website:
www.nestle.com.br
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A marca no mundoOs produtos da marca estão presentes em mais de 80 países ao redor do mundo, sendo adotado três nomes diferentes para sua comercialização: MILKMAID (países de língua inglesa), La Lechera (países de língua espanhola) e LEITE MOÇA (no Brasil). O LEITE MOÇA é uma das marcas mais queridas e apreciadas pelos consumidores de todo Brasil. Presente na maioria dos lares, o produto virou sinônimo de categoria e sua marca tornou-se uma das mais fortes entre os produtos alimentícios no Brasil. É a marca que mais investe em marketing e comunicação na categoria de leite condensado, sendo também o que mais inova e difunde os diversos e deliciosos usos do produto. Segundo estatísticas da própria Nestlé, são consumidas no Brasil cerca de oito latas de LEITE MOÇA por segundo.-
Você sabia?
● Ao longo dos anos, campanhas de comunicação como Bateu -Tomou, Baticum e Uma Doce Canção, obtiveram grande sucesso e ótima repercussão junto ao consumidor.
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-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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