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domingo, 14 de fevereiro de 2010

Jontex

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Jontex

Seu nome é preservativo. Popularmente é conhecido como camisinha. Mas no Brasil muitos o chamam de JONTEX. A linha de produtos JONTEX foi desenvolvida especialmente para atender às necessidades dos consumidores que queriam praticar sexo com responsabilidade e segurança, sem abrir mão do prazer. Foi estimulando o prazer com segurança que a marca se tornou popular e líder de mercado no Brasil.
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A história
A marca de preservativos JONTEX foi introduzida no mercado brasileiro no longínquo ano de 1937 pela empresa americana Johnson & Johnson, em uma época que falar sobre sexo ainda era tabu. O nome da marca é a junção das iniciais sem a letra H da palavra JOhNson e das três últimas letras da palavra láTEX, principal matéria-prima do produto. No logotipo a letra “O” é representada pelo símbolo utilizado para designar o sexo masculino. Pelo grande tabu que envolvia o assunto, a marca fez sua primeira campanha somente em 1973. Nesta época, sua publicidade tinha vocação educativa. A campanha tinha como título “Tudo o que você queria saber sobre doenças venéreas e tinha medo de perguntar”. Quase no final da década, em 1978, a JONTEX introduziu no mercado o que viria a ser tornar um campeão de vendas: o preservativo lubrificado, que oferecia maior conforto em todos os sentidos, desde sua colocação até a penetração.
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Para agradar cada vez mais seus consumidores, a JONTEX começou literalmente a inventar moda, com a introdução, em 1980, da versão colorida de seus preservativos. Três anos depois, surgia a JONTEX COMFORT PLUS, versão anatômica com formato especial e mais lubrificante que proporcionava melhor ajuste e muito mais conforto. No começo dos anos 90, a marca concentrou e direcionou seus esforços, especialmente na área de comunicação e marketing, para a época do Carnaval, sendo presença constante na mídia neste período. Patrocinando blocos carnavalescos e distribuindo preservativos, ter seu nome vinculado à essa festa popular foi fundamental para a construção de sua marca nos últimos 20 anos. Nesta época, em 1991, a marca introduziu no mercado a JONTEX ULTRA, um preservativo que utilizava um processo de fabricação diferenciado, adquirindo maior espessura do que um preservativo convencional e, portanto, resistência superior. -
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Uma mudança importante foi a troca de embalagem, que era de papelão, até o final dos anos 90, para as de plástico. O público-alvo das campanhas também mudou: desde 2000, o foco passou a ser os jovens de 18 a 24 anos, em vez de incluir adultos até 40 anos. Em 2002 a linha de produto é aumentada com o lançamento da JONTEX SENSITIVE, que proporcionava mais sensibilidade, pois utilizava um processo de fabricação diferenciado, adquirindo uma menor espessura, com a mesma segurança de um preservativo convencional.
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O mais recente lançamento da marca aconteceu em 2008, quando foi introduzido no mercado a JONTEX SENSATION, preservativo onde existem pontos em alto relevo que oferecem a proteção de sempre, mas com um estímulo extra para o prazer. Outra novidade foi o lançamento de um Kit que combinava a qualidade e conforto dos produtos JONTEX à diversão e erotismo do Kama Sutra para deixar tudo ainda mais delicioso no relacionamento do casal. O Kit vinha com um jogo de cartas com 30 ilustrações do Kama Sutra, em uma releitura divertida e atual. Neste ano a JONTEX deu mais uma amostra de ousadia em suas ações de marketing ao instalar 20 máquinas automáticas nos principais bares e faculdades da cidade de São Paulo, como uma nova alternativa para o consumidor encontrar o seu produto, afinal, o clima que rola na balada e na faculdade não avisa o momento de chegar.-
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Campanhas que fizeram história
Em 2009, a marca lançou a campanha “Sexpert, Deixe sua marca”. A ação tinha como principal objetivo reconhecer e engajar os homens “sexus espertus”, ou seja, homens que têm a “pegada” e sabem conquistar uma mulher de forma marcante. O Sexpert cultiva a autoconfiança, a determinação e a expertise no jogo da sedução. Habilidades que já existem, em maior ou menor grau, dentro de todo homem e podem ser sempre aperfeiçoada, independente de classe social, idade ou biótipo. A campanha possui um conceito central forte que insere a marca naturalmente em um diálogo real e existente entre os jovens. A comunicação visual da campanha SEXPERT conta com um X estilizado que também está presente nas novas embalagens de JONTEX. Existem diversas interpretações para o “X”. Ele pode simbolizar o cromossomo comum entre homens e mulheres ou ainda a marca que o SEXPERT deixa na lembrança das mulheres.
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Os slogans
O Mais Seguro.
Quem ama, usa Jontex.
Não tem contra-indicações.
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Dados corporativos
● Origem: Brasil● Lançamento: 1937● Criador: Johnson & Johnson Brasil
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
Johnson & Johnson● Capital aberto: Não
● Presidente:
Suzan Rivetti● Faturamento: Não divulgado● Lucro: Não divulgado● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Higiene e saúde
● Principais produtos:
Preservativos● Ícones: Suas campanhas que falam a linguagem dos jovens
● Slogan:
O mais seguro.● Website: www.jnjbrasil.com.br/jontex/
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A marca no Brasil
Com forte distribuição em todo território brasileiro, a completa linha de produtos com a marca JONTEX pode ser encontrada não somente em farmácias, mas também em supermercados e lojas de conveniências. A marca é líder absoluta de mercado com 31,3% de participação.
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Você sabia?
● Todos os produtos da marca JONTEX são testados eletronicamente, possuem reservatório na ponta para evitar vazamentos e lubrificante, que proporciona mais conforto, oferecendo assim toda a segurança.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding, e Wikipedia (informações devidamente checadas). -
http://www.jnjbrasil.com.br/jontex/

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