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segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

GOOGLE

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EU RECOMENDO !!
Em pouco mais de dez anos a ideia de dois jovens universitários se transforma em um dos empreendimentos mais rentáveis da vida digital.
como todo bom universitário, os recursos para a estruturação de qualquer negócio não eram lá muito grandes.

Por isso, o BackRub – o avô do Google que conhecemos hoje – teve seu ponta pé inicial em 1996 a partir de computadores compatíveis com a renda dos dois rapazes. Até então, a Internet não possuía ferramentas tão eficazes para a localização de conteúdos a partir de palavras chave. Dois anos depois, tudo já corria muito bem para Page e Brin. Nessa época o site já se chamava Google.
  Logo do BackRub, ancestral do Google que conhecemos hoje.
Mas de onde vem esse nome?

De acordo com as informações do site oficial do buscador, um “Googol” corresponde a um termo da matemática que designa um número 1 seguido de 100 zeros. Pode-se ver uma boa representação disso no rodapé das páginas de busca do Google. O marcador de páginas de resultados consiste em um “G” com vários “o”, de modo que a busca fique organizada.

Primeiros investimentos

Com o crescimento explosivo da página de buscas, o Google já armazenava um Terabyte nos anos de 1998 – uma soma assombrosa para a época.  Desde o seu início, a gigante da Internet já tinha na sua estrutura física o conforto. Na época, o escritório do Google era o quarto de um dos rapazes. Talvez o estilo despojado de organizar seu “quartel general” guarde resquícios dessa época.
Com o cheque, a empresa pode crescer e continuar se desenvolvendo.
Entretanto, os gastos com equipamentos, recursos e uma série de outras necessidades já estavam criando dívidas que ultrapassavam a capacidade de Page e Brin de levar o negócio adiante. O alívio chega junto com um cheque de US$ 100 mil, endereçado à “Google Inc.”. Nisso surgia a necessidade de tornar-se realmente uma empresa. Do contrário, o cheque não poderia ser compensado e a situação da dupla iria ficar muito complicada.
Larry Page e Sergey Brin são os co-fundadores da gigante da Internet.
Um outro aspecto que deve ser levado em conta é o consumo de banda que o site tomava logo nos seus primeiros anos de vida. O BackRub e o primeiro Google foram hospedados na rede da Universidade de Stanford. Sempre que as requisições de buscas chegavam ao site, toda a Internet da universidade era comprometida devido aos grandes acessos que o buscador recebia.
Os funcionários do Google contam com restaurantes dentro da empresa!
Depois desse investimento inicial as coisas começam a progredir de uma maneira muito rápida. Logo em setembro de 1998 a dupla já havia contratado seu primeiro funcionário, um colega de faculdade, Craig Silverstein. As mudanças de sede foram bastante frequentes nos últimos anos da década de 1990, assim como as contratações. Em novembro de 1999 a empresa contrata o seu quadragésimo primeiro (41º) funcionário, o chef Charlie Ayers.

2000 razões para crescer

O início do ano 2000 foi marcado pelo ritmo acelerado de crescimento da empresa de Page e Brin. Em maio desse ano o site ganha versões em dez outros idiomas além do inglês: Francês, Alemão, Italiano, Sueco, Finlandês, Espanhol, Português, Holandês, Norueguês e Dinamarquês. Atém mesmo o Yahoo!, que até então era um dos mais utilizados buscadores no mundo, reconheceu o potencial da startup dos rapazes de Stanford e estabeleceram uma parceria na qual o Google seria o provedor de buscas do grande portal.

Nesse mesmo mês de Junho de 2000 a empresa anuncia o seu primeiro bilhão de URLs indexadas. Em setembro o número de línguas suportadas pelo Google chega a 15 com o acréscimo dos idiomas Japonês, Chinês e Coreano. Anos mais tarde, os chineses começam a bloquear conteúdos fornecidos pelo buscador e até chegam a pedir que o acesso a conteúdos internacionais seja bloqueado.
Os resultados das buscas podem ser exibidos nos mais diversos idiomas! Basta selecionar!
Contudo, é no final do ano 2000 e início do terceiro milênio (2001) que o Google começa a fazer suas primeiras aquisições e tornar-se a incorporadora e produtora de serviços e produtos para internet. Em fevereiro do primeiro ano do século XXI, o Google compra o “Usenet Discussion Service” da Deja.com já com 500 milhões de discussões, tópicos e várias conversas arquivadas desde 1995 e institui melhorias no serviço para lançá-lo como “Google Groups” (Google Grupos).
O Google Groups foi a primeira aquisição da empresa e logo se tornou um sucesso!
Em julho desse mesmo ano o serviço de busca por imagens indexadas pelo Google já é disponibilizado com mais de 250 milhões de imagens a serem consultadas a qualquer momento por qualquer pessoa. Uma boa notícia chega para os usuários da América Latina no mês de outubro: uma parceria estabelecida entre Google e Universo Online (UOL) trouxe o serviço para o nosso lado do mundo. Hoje esse acordo já não existe mais, porém o Google conseguiu desbancar com bastante força buscadores que vinham ganhando força no Brasil, como o Cadê?, hoje incorporado pela Yahoo!.
Ao final de 2001 o banco de URLs indexadas pelo Google já alcançava os sonoros 3 bilhões de documentos virtuais. Hoje esse número já passa dos 8 bilhões de endereços.
Fevereiro de 2002 é um ano importante para todos que já construíam seus blogs web afora. O Google adquire mais uma empresa, dessa vez a Pyra Labs, responsável pelo desenvolvimento da ferramenta Blogger. No mês seguinte, uma ferramenta viria a auxiliar a renda desses blogueiros e também dos donos de sites: o AdSense.
Com o AdSense blogueiros e donos de sites podem gerar receita em conjuto com o Google!
Lançado em março, o serviço visava fornecer anúncios aos usuários cadastrados para que ajudassem a divulgar os clientes de publicidade para os quais o Google vendia espaço. Assim, cada um que tivesse cliques computados nos Anúncios Google ganharia uma fatia do rendimento proporcional aos lucros obtidos.
Pesquise livros e econtre aquilo que você precisava para o seu trabalho!
O final de 2002 é marcado pelo lançamento do Google Print, o que hoje conhecemos como Google Books. O serviço possui diversos arquivos em PDF contendo trechos de livros cujos direitos autorais limitam a exibição completa. Entretanto, é uma ajuda excelente para universitários e estudantes em geral.

A invasão das ferramentas sociais

Pode-se dizer que 2004 é um dos anos mais marcantes para os brasileiros dentro da história do Google. É nesse ano que o turco Orkut Buyukkokten, funcionário da empresa, desenvolve uma ferramenta de relacionamento social entre usuários da internet. No início, era preciso receber um convite de alguém que já fosse membro da rede para poder participar.
O Orkut é a rede social mais acessada no Brasil e mais de 40% dos seus usuários corresponde ao nosso país.
Contudo, isso não foi motivo para que o site não se tornasse popular no Brasil. Ter um convite para acessar o Orkut na sua caixa de emails era sinal de status. Portanto, quem fosse parte da rede já possuía um “diferencial” em relação aos outros usuários da web.

Entretanto, com a explosão de popularidade da rede social no Brasil, vários problemas começaram a aparecer. Desde crimes virtuais como a pirataria de jogos, softwares e outros produtos, o relacionamento virtual entre as pessoas acabou desencadeando em algumas comunidades de apoio ao crime organizado, tráfico de drogas e a pedofilia.
Diga não à pedofilia na Internet! Denuncie perfis criminosos!
Por essas razões, cada vez mais o número de pedidos de quebra de sigilo feitos pela Polícia Federal aumentava para que as investigações pudessem ser feitas e os responsáveis devidamente encaminhados à Justiça. Ao levar em conta essas requisições, o Google decidiu passar a gerência do Orkut para a filial brasileira da empresa em Minas Gerais.

Logo depois do lançamento dessa ferramenta social, o Google decide fazer incursões no mundo dos serviços de email. O nome escolhido para o tal serviço é Gmail, que começou como “Giga email” devido à capacidade de armazenamento, porém cabe dizer que o serviço pode ser chamado de “Google email”. Assim como o Orkut, o Gmail também exigia o recebimento de um convite para que o usuário pudesse ter uma conta.
Os aplicativos Google trazem ao usuário bons níveis de comodidade.
Mais tarde ferramentas como Google Earth, Google Talk, Google Reader, Google Analytics e uma série de outros serviços foram lançados, compondo a carteira de incorporações e produções próprias da empresa. Agora, o quarto de faculdade se tornou algo muito maior chamado “Googleplex” e fica nos Estados Unidos.

Google + YouTube

Sem dúvida o episódio da compra do serviço de compartilhamento de vídeos YouTube em outubro de 2006 pela “bagatela” de US$ 1,65 bilhões é um dos mais marcantes dos últimos anos, quando falamos em aquisições de ferramentas online. No momento da negociação, o site de vídeos completava cerca de um ano de funcionamento e hoje é uma das maiores formas de expressão audiovisual independente do mundo.
A Google desenbolsou 1,65 bilhões de dólares pela compra do YouTube!
Um exemplo fortíssimo é o usuário “CitizenTube” que nos últimos dias tem publicado vídeos das manifestações políticas do Irã devido às denúncias eleitorais contra o atual presidente Mahmud Ahmadinejad. Isso acontece porque as mídias locais e internacionais foram impedidas de noticiar qualquer ponto que mostre manifestações. O que você assiste nos telejornais à noite tem grandes chances de ter sido retirado do YouTube.
O CitizenTube é responsável por postar e agregar vídeos que você não veria na televisão aberta!
Assim como o Orkut e o Gmail, o YouTube é um dos maiores sucessos do Google. No início, a maioria dos usuários o via como uma maneira de se divertir e esquecer alguns problemas do dia-a-dia assim como fazem com a televisão. Contudo, alguns outros usuários passaram a perceber a importância política e social da ferramenta para divulgar informações relevantes sobre manifestações e uma imensa variedade de outras funções. De diversão, o YouTube passou a ser um veículo de informação.

Seu navegador, seu escritório

Os conceitos de ter tudo o que você precisa onde você estiver são levados à sério quando se fala de grande parte dos produtos Google. Prova incontestável disso é o Google Docs, suíte de aplicativos de escritório completamente online. Nela é possível abrir documentos com extensões .DOC, .XLS e .PPT. Porém, seguindo a linha de crescimento e aposta em boas ideias, o Google Docs é uma repaginação de um serviço que já existia chamado Writely, que executava conversões online de arquivos do Word em qualquer navegador.
Armazene seus documentos todos na sua Conta Google!
Outro aspecto importantíssimo para empresários do ramo web ou até mesmo aqueles que possuem sites de suas empresas é o controle de visitas e acessos. Nada melhor do que contar com relatórios completos, contendo informações valiosíssimas como palavras chave pelas quais o seu site é acessado, taxa de rejeição dos usuários e uma série de outros pontos que são detalhadamente tratados nos relatórios do Google Analytics.

Tenha relatórios detalhadíssimos com o Google Analytics!
O serviço também é gratuito e basta que o usuário faça o cadastro da sua URL e instale um código do Google para que o site seja reconhecido pelo indexador de resultados da empresa. Depois, basta acompanhar os gráficos e até mesmo personalizar os relatórios com as informações mais relevantes para o seu site.

Você está no mapa?

As ferramentas de localização geográfica do Google também são muito atrativas e funcionais. Um bom exemplo está nos serviços Google Earth, Google Maps e Google Street. Quem nunca sonhou em acordar no Brasil, visitar Paris e depois de cinco minutos estar na Austrália, por exemplo? Com o Google Earth é fácil ver os mais variados países a partir do espaço. Com os atuais complementos desenvolvidos para este software, é possível explorar a superfície lunar e até mesmo de Marte!
Visite o mundo com apenas alguns cliques!
Ao fechar a nossa escala de espaço, encontramos o serviço de mapas urbanos que permitem traçar rotas entre pontos, localizar endereços e uma série de outras possibilidades – o Google Maps. Além disso, as formas de locomoção são levadas em conta. Se você pretende cruzar a cidade a pé, o mapa apontará um caminho que facilite a sua caminhada; se for de carro, o Google Maps irá levar em consideração a direção das ruas.
Encontre o melhor caminho e saiba o que acontece naquela determinada rua!
A última instância de proximidade com as pessoas é o Google Street View. O serviço que ainda não chegou ao Brasil fotografa acontecimentos nas ruas e coloca as imagens em marcadores nos mapas do Google Maps. O serviço funciona da seguinte maneira: um carro passa fotografando o que está acontecendo de interessante em alguma rua ou quadra de uma cidade. Ainda não há previsão de chegada do serviço ao Brasil.
O Googleplex
Nos últimos anos o Google criou diversas filiais pelo mundo. Veja algumas delas nas imagens abaixo:
Filial Google em Dublin - IrlandaFilial Google em Zurich - Suíça
Filial Google na HolandaFilial Google em Chicago - Estados Unidos

 todos produtos google


seguir a lista dos produtos da indústria Google.
  • Add to Google. Permite aos editores de sites criarem botões customizados ?Add to Google? para a inclusão do seu RSS – feeds – nas páginas personalizadas do Google (Reader ou Homepage), a partir do próprio site do editor. Veja o exemplo na barra lateral desse site no box “Feed-se”. A ferramenta gera um código HTML que deve ser colado no site do editor. Dessa forma seus usuários poderão incluir seu RSS em um clique.
  • Blogger é a ferramenta de blog, muito popular por ser um serviço gratuito e de fácil utilização para usuário leigos ou iniciantes.
  • Froogle é uma ferramenta de busca que funciona para procurar o menor preço de algum produto.
  • GMail (ou Google Mail) é o serviço de e-mail gratuíto que oferece mais de 2GB de armazenamento para seu usuário.
  • Google AdSense é o serviço de publicidade contextual, utilizado por milhões de sites, onde editores podem veicular anúncios do AdWords. Também foi lançado o Onsite Advertiser Sign-Up – em 21 de novembro de 2005 – que permite que anunciantes comprem espaços publicitários em diversos sites a partir do site do Google.
  • Google AdWords é o outro lado do AdSense. Enquanto o AdSense permite aos editores veicularem publicidade, o AdWords permite que anunciantes comprem esse espaço e conectem sua empresa aos sites associados e ao prórpio Google.
  • Google Agenda , como o próprio nome diz, é a ferramenta para gerenciar compromissos. Com diversas funcionalidades, permite também convidar pessoas para participar dos compromissos agendados.
  • Google Alerts é um alerta via e-mail para buscas que o usuário tenha feito no Google. Muito utilizado para monitorar websites ou notícias.
  • Google Analytics rastreia qualquer site e disponibiliza dados estatísticos ao editor, exibe os dados em Javascript. Excelente ferramenta para webmasters que desejem acompanhar o desempenho de seu site em diversos atributos.
  • Google Answers permite que os usuários publiquem perguntas para outros usuários procurem pelas dúvidas e respondam as questões. Possibilita a criação de negócios a partir de uma dúvida comercial de algum usuário. Não aceita mas perguntas desde dezembro de 2006.
  • Google Apps for Your Domain: pacote de serviços que permite ao usuário hospedar seu site, inserir e-mails, modelar páginas e uma série de outros serviços que facilitam o desenvolvimento de sites para leigos.
  • Google Base é uma biblioteca onde todos os usuários podem fazer upload de qualquer tipo de arquivos (ou mídia). Uma tentativa da Google em tornar real o “EPIC” e “Google Grid” mencionados neste vídeo.
  • Google Blog Search funciona como a tradicional ferramenta de busca da empresa, contudo efetua as buscas apenas em blogs.
  • Google Book Search efetua buscas por livros cadastrados na base de dados da Google.
  • Google Catalogs é uma ferramenta de busca para catálogos de entregas por correspondência.
  • Google Click-to-Call permite que o usuário ligue diretamente para um anunciante a partir do resultado da busca ou links patrocinados. A ligação é paga pelo Google e deve ser feita a partir do Google Talk.
  • Google Code ferramenta de busca que procura códigos livres – Open Source.
  • Google Compute é uma ferramenta integrada ao Google Toolbar e Desktop que trabalha quando o computador esta ocioso. Utilizada para distribuir dados à projetos computacionais como o Folding@Home.
  • Google Deskbar, barra de ferramentas (lateral) do Google que funciona diretamente a partir do desktop (área de trabalho). Permite realizar buscas sem a necessidade de acessar o site e apresenta diversos atalhos, widgets, agregador de feeds, previsão meteorológica e outras facilidades.
  • Google Desktop ferramenta de busca para buscas internas, dentro da prórpia máquina do usuário.
  • Google Directory permite uma busca por categorias de sites, de forma semelhante ao Yahoo!.
  • Google Docs , conjunto de aplicativos similar ao Microsoft Office, mas gratuito e online.
  • Google Earth, aplicação desktop (software) que permite ao usuário navegar pelo mundo detalhadamente através de fotografias de alta resolução.
  • Google Finance, ferramenta para usuários que operam no mercado financeiro. Disponibiliza gráficos, cotações, perfil dos administradores de cada empresa, notícias, discussões e até posts de blogs integrados.
  • Google Patent Search iniciou em 14/12/2006 a versão beta da nova ferramenta de busca da Google. O sistema permite ao usuário pesquisar mais de 7 milhões de patentes americanas emitidas pelo Departamento americano de Patentes e Marcas Registradas desde o ano de 1790.
  • Google Groups, ferramenta para a criação de grupos de usuários com diversas funcionalidades, como grupo de e-mail, Usenet e outras ações colaborativas com o objetivo de compartilhar assuntos de interesse comum.
  • Google Homepage é uma página onde o usuário pode adicionar diversos widgets como previsão do tempo, notícias, horóscopo, feeds e muitas outras funcionalidades. Funciona como o Netvibes e o MyYahoo!.
  • Google Image Search é o serviço da Google para busca de imagens.
  • Google Labs mostra os projetos nos quais o Google trabalha para futuros lançamentos.
  • Google Local combina as informações do Google Maps com informações de negócios locais. Excelente para procurar atividades comerciais em determinadas áreas.
  • Google Maps serviço de mapas que também informa aos motoristas o melhor caminho a seguir para diversas localidades. O serviço está disponível apenas para poucos países mas no futuro poderá abranger qualquer localidade do planeta. O Google Maps também permite que desenvolvedores utilizem a plataforma para desenvolver suas próprias aplicações através de APIs.
  • Google Mini: servidor do Google para pequenas, médias e grandes empresas. Possui a ferramenta de busca instalada para 300 mil a 1,5 milhões de documentos. O preço varia de US$ 2.000 à US$ 50.000, com suporte e atualizações grátis por dois anos.
  • Google Mobile: similar ao Google SMS, mas utiliza a tecnologia WAP.
  • Google Movie Showtimes permite que o usuário digite o CEP ou endereço e o sistema encontra cinemas e filmes nas áreas mais próximas. Disponível apenas para os Estados Unidos e o Canadá.
  • Google News é um portal de notícias que busca notícias nos principais veículos do mundo. Tudo é feito por um algoritmo e não há interação humana (editorial) com o sistema.
  • Google Reader é um leitor web de RSS, ou agregador.
  • Google Ridefinder permite que o usuário localize facilmente pontos de taxi em algumas das maiores cidades americanas.
  • Google Scholar procura teses, monografias e qualquer tipo de informação acadêmica publicada na web.
  • Google Search History é um serviço que registra o histórico de buscas do usuário logado. O usuário pode consultar seu histórico e o Google pode utilizar os históricos para pesquisas demográficas, comerciais e de hábitos do usuário.
  • Google Send to Phone é um plugin para Firefox que permite o envio de mensagens de texto para celulares via SMS.
  • Google Sitemap ajuda a criação de mapa de sites. Muito útil para webmasters verificarem e indexarem seus sites ou observar quais sites estão linkados ao seu.
  • Google SMS permite ao usuário acessar diversos serviços do Google através do celular, a partir de uma mensagem de texto. Disponível apenas nos Estados Unidos.
  • Google Spreadsheet , planilha similar ao Microsoft Excel, gratuíto e online.
  • Google Store não é um serviço, mas permite ao usuário comprar diversos objetos de merchandising da Google a partir do seu ponto de venda online.
  • Google Suggest uma extensão da tradicional ferramenta de busca com um recurso que sugere nomes a partir do que o usuário digita no campo de busca. O usuário pode inserir termos incompletos e o sistema identifica a relevância e ?auto-completa? o termo a ser buscado ou sugere um refinamento na busca executada. Também existe um plugin para Firefox.
  • Google Talk é a ferramenta de IM (Instant Message) e VoIP (Voz sobre IP) que roda localmente na máquina do usuário. É necessário ter uma conta no Gmail para utilizar esse software.
  • Google Toolbar é uma barra instalada no Internet Explorer ou Firefox que permite buscar diretamente, sem a necessidade de acessar o site. Permite também inserir atalhos e índices do PageRank da página que está sendo acessada entre outras funcionalidades.
  • Google Language Tools ferramenta de tradução online via web.
  • Google Video e Google Video Upload, serviço similar ao YouTube, site para upload e exibição de videos.
  • Google Web Accelerator supostamente auxilia o acesso mais rápido a sites, contudo ignora algumas normas de segurança e privacidade.
  • Google Web Search, ferramenta que originou a indústria Google. Efetua buscas na web e possui funcionalidades como: calculadora, definições de termos, informações de viagem e muitas outras a partir de uma simples busca. Possui também uma Busca Avançada, mais precisa, para usuários mais experientes.
  • Hello é uma pequena ferramenta de IM que opera em conjunto com o Picasa para compartilhar fotos com amigos e família.
  • Orkut, site de relacionamento altamente difundido, principlamente no Brasil.
  • Picasa é um organizador de fotos online. Opera a partir do desktop.
  • YouTube, recentemente adquirido pela Google, é o maior site de armazenamento e exibição de vídeos da internet.
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